Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NATS participa da capacitação para integrantes dos programas de Residência Médica e de Instrução em Serviço do HFA

  • Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 12h03
  • Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 12h28
  • Acessos: 355

As Divisões de Ensino e de Apoio e Coordenação da Direção Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA) realizaram, nos dias 13, 20, 27 de julho e 3 de agosto, o Curso on-line de Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica, que ofereceu aos preceptores, supervisores e discentes dos Programas de Residência Médica e de Instrução em Serviço (PIS) conhecimentos teóricos e práticos sobre a construção do projeto de pesquisa, dos métodos, dos princípios éticos e demais assuntos correlatos ao processo de desenvolvimento da produção intelectual e da aplicabilidade da metodologia científica no âmbito do HFA.

Nos dias 20, 27 de julho e 3 de agosto, a capacitação contou com a atuação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde - NATS que orientou os participantes na avaliação de tecnologias em saúde, envolvendo a promoção da cultura em saúde baseada em evidências, auxílio na busca em base de dados, bem como na metodologia das sínteses de evidências científicas. Todos esses assuntos foram desenvolvidos pela Servidora Civil ALINE MIZUSAKI IMOTO, Pós-doutora em Ciências da Saúde/Saúde Baseada em Evidências e Chefe do NATS.

 

 

Para a Servidora ALINE IMOTO, é importante que os profissionais de saúde aprimorem o conhecimento em saúde baseada em evidências e saibam como realizar uma pesquisa precisa em base de dados científica. “A realização dessa capacitação foi fundamental porque proporcionou aos participantes conhecimentos em saúde baseada em evidências e busca em base de dados científicas”, afirmou.

Além dos temas abordados pela Chefe do NATS, o Coronel OTÁVIO MONTEIRO, Mestre em Informática em Saúde e Vice-Coordenador do NATS, também realizou uma explanação sobre software Mendeley, ferramenta que se destaca pela importante funcionalidade como referenciador bibliográfico.

 

 

Sobre Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS

O NATS foi institucionalizado no Hospital das Forças Armadas por meio do Boletim Interno nº 089/HFA, de 12 de maio de 2020. Está estruturado na Divisão de Pesquisa da Direção Técnica de Ensino e Pesquisa do HFA.

O propósito do NATS é auxiliar a Direção do Hospital na tomada de decisões quanto à inclusão de novas tecnologias e seu uso racional por meio de uma análise impessoal, baseada na melhor evidência científica disponível.

Além de prestar assistência à saúde de excelência aos usuários, o HFA desenvolve, também, um sistema de ensino e pesquisa voltado ao treinamento de profissionais de saúde e à pesquisa científica. Nesse contexto, o Hospital implantou o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS, que visa atender à necessidade da criação de um setor especializado para a disseminação do conhecimento científico sobre os novos produtos utilizados na área da saúde e emitir pareceres, baseados em evidências científicas, sobre a incorporação dessas peças.

A ativação do Núcleo possibilitou ao HFA estar, permanentemente, atualizado no que tange aos insumos, medicamentos, procedimentos e tecnologias em saúde, bem como integrar a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS.

 

Por 1º Ten Jamili Cerqueira Trocoli | Fotos: HFA

Assessoria de Comunicação Social (A Com Soc) HFA

registrado em:
Fim do conteúdo da página