Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Smart HFA
Início do conteúdo da página

_________________________________________________

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 15h50 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 11h24 | Acessos: 18637

O SMART HFA ESTÁ EM FASE DE TESTE! ENVIE SUAS SUGESTÕES PARA O E-MAIL:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  

O QUE É SMART HFA?

É uma plataforma digital de atendimento médico online, idealizada por intermédio de uma cooperação entre Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), construída por meio da parceria do Hospital das Forças Armadas (HFA) com o Instituto Laura Fressatto e o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
 
O SMART HFA oferece aos usuários do HFA, residentes em Brasília e entorno, a possibilidade de realizarem uma triagem médica com Inteligência Artificial (ROBÔ LAURA), um teleatendimento com médicos HIAE e, se for a indicação do médico, o encaminhamento para o atendimento presencial no HFA.

Por se tratar de um sistema inédito no Brasil e nas Forças Armadas, o SMART HFA estará em fase de experimentação de sua plataforma digital, portanto, sua sugestão e/ou contribuição será bem vinda para a melhoria continua do sistema. Participe enviando suas sugestões para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

COMO ACESSAR?

Ao clicar na logomarca SMART HFA, acima, ou no botão CADASTRE-SE, ao final da página, o usuário acessará o sistema para se cadastrar e fazer uso do teleatendimento, bastando ter em mãos os seguintes dados: NOME COMPLETO, E-MAIL, SEXO, CPF, TELEFONE CELULAR, VINCULAÇÃO (se o titular é do Exército, da Força Aérea Brasileira ou Servidor Civil) e DATA DE NASCIMENTO. Os vinculados à Marinha do Brasil serão incluídos no SMART HFA, tão logo o HFA receba autorização e a Base de Dados. Para acessar utilizar o sistema faça o seguinte:

USUÁRIO CADASTRADO

1º Passo
- Clique na logomarca SMART HFA, no início desta página, ou no botão CADASTRE-SE, no final da página.
 Passo
Na tela LAURA HFA, no quadro “AVALIE SEUS SINTOMAS E A POSSIBILIDADE DE COVID-19”, marque o botão AFIRMO QUE LI E ACEITO A POLÍTICA DE PRIVACIDADE e clique em COMEÇAR.
Passo
- Em seguida, o sistema fornecerá ao usuário 3 (três) alternativas:
1) “Fazer Formulário” - para atualizar os dados pessoais e/ ou atualizar o formulário de sintomas e a possibilidade de COVID-19.
2) “Ir para Telemedicina” - para ser direcionado para o teleatendimento do Hospital Albert Einsten.
3) “Finalizar” - o usuário encerrará o sistema.

USUÁRIO NÃO CADASTRADO (O TELEATENDIMENTO ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ 72 HORAS APÓS A REALIZAÇÃO DO CADASTRO)

1º Passo
- Clique na logomarca SMART HFA, no início desta página, ou no botão CADASTRE-SE, no final da página.
 Passo
Em seguida, na tela LAURA HFA, no quadro “AVALIE SEUS SINTOMAS E A POSSIBILIDADE DE COVID-19”, marque o botão AFIRMO QUE LI E ACEITO A POLÍTICA DE PRIVACIDADE e clique em COMEÇAR.
 Passo
- Preencha os seus dados com NOME, CPF e VÍNCULO (se o titular é do Exército, da Força Aérea Brasileira ou Servidor Civil) e clique em CONFIRMAR. Caso apareça a mensagem “PROCURE SUA FORÇA DE VINCULAÇÃO”, você deve seguir as observações constante no item O QUE FAZER NO CASO DE “PROCURE SUA FORÇA DE VINCULAÇÃO”) no próximo tópico. 
4º Passo
- Logo abaixo, aparecerá a mensagem: “PODERIA CONFIRMAR OS SEUS DADOS PESSOAIS”. Neste caso, complemente seus dados inserindo E-MAIL, SEXO, TELEFONE CELULAR e DATA DE NASCIMENTO e clique em CONFIRMAR.
5º Passo
- Se você chegou nesse passo sem a mensagem "PROCURE SUA FORÇA DE VINCULAÇÃO", significa que você já está cadastrado. Logo depois, o sistema fornecerá ao usuário 3 (três) alternativas:
1) “Fazer Formulário” - para atualizar os dados pessoais e/ ou atualizar o formulário de sintomas e a possibilidade de COVID-19. 
2) “Ir para Telemedicina” - para ser direcionado para o teleatendimento do Hospital Albert Einsten.
3) “Finalizar” - o usuário encerrará o sistema.

 

O QUE FAZER NO CASO DE “PROCURE SUA FORÇA DE VINCULAÇÃO”?

No caso de PROCURE SUA FORÇA DE VINCULAÇÃO, primeiramente verifique se digitou todos os dados corretamente. Caso tenha certeza de que digitou corretamente os dados no SMART HFA, é possível que eles não estejam de acordo com as informações existentes na base de dados fornecida pelo seu órgão de vinculação. Neste caso, verifique, no quadro abaixo, a sua vinculação, ou seja, se você ou seu titular é vinculado ao Exército Brasileiro, à Força Aérea Brasileira ou se é Servidor Civil (Ministério da Defesa, HFA ou das Forças Armadas). Os vinculados à Marinha do Brasil serão incluídos no SMART HFA, tão logo o HFA receba autorização e a Base de Dados.  Em relação aos Servidores Civis, é importante destacar que somente poderão acessar o SMART HFA aqueles que forem usuários do HFA.

 

O QUE FAZER PARA IMPLEMENTAR CORREÇÕES NO CADASTRO?
 
Para implementar correções no cadastro é necessário solicitar aos setores de pessoal dos respectivos órgãos de vinculação (Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira ou Servidores Civis - Ministério da Defesa, HFA e civis das demais Forças Armadas), por meio dos contatos abaixo:

VINCULAÇÃO SITUAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA CORREÇÃO DO CADASTRO
Exército Brasileiro Ativa Entrar em contato com a Seção de Pessoal da OM onde serve.
Inativo, Pensionista ou Ex-combatente Entrar em contato com a Seção de Inativos e Pensionistas da 11ª Região Militar (SIP/11), por intermédio de agendamento pelo sítio: http://www.11rm.eb.mil.br/index.php/secao-de-inativos-e-pensionistas .
Militares do Serviço Militar Obrigatório Inicialmente não terão acesso ao SMART HFA.
Força Aérea
Brasileira
 Ativa Procurar a Seção de Pessoal Militar do GAP DF: (61) 3364-8184 /8109/8125/8145/8186/8220 ou Ouvidoria do GAP DF: (61) 3364-8151.
 Inativo ou Pensionista Entrar em contato com a Seção de Assistência aos Inativos e Pensionistas do GAP DF: (61) 3364-8269 ou Ouvidoria do GAP DF: (61) 3364-8151.
 Servidores Civis     Ministério da Defesa Entrar em contato com a Seção de Cadastro de Dependentes: (61) 3312-8798.
 HFA Entrar em contato com a Seção de Benefícios: (61) 3966-2403.
das respectivas Forças Entrar em contato com a Seção de Pessoal da OM onde trabalha.


 

COMO SERÁ O ATENDIMENTO?

Até 72 horas após ter realizado o cadastro, você poderá acessar o SMART HFA para ser acompanhado pela inteligência artificial LAURA e pelo teleatendimento do Hospital Albert Einstein. Lembre-se de acessar por intermédio de um dispositivo com câmeras (celular, tablet, notebook ou computador com webcam). Ao clicar no SMART HFA, você preencherá com o seu CPF. Em seguida, informará o seu e-mail e telefone celular (tendo em vista que o usuário poderá alterar esses dados com frequência) e depois preencherá as informações com seus sintomas. Conforme os sintomas, você poderá ser direcionado(a) para o teleatendimento, onde será assistido(a) por um médico do Hospital Albert Einstein ou, se necessário, encaminhado(a) para o HFA. Importante saber que, a partir dos sintomas informados, o sistema de inteligência artificial SMART HFA (ROBÔ LAURA) realizará o monitoramento de suas condições de saúde, tanto no teleatendimento do Hospital Albert Einstein, quanto no atendimento presencial no HFA.

Cabe salientar que, para o teleatendimento do Hospital Albert Einstein e para o atendimento presencial no HFA, será necessária a apresentação de documento de identificação com foto válido em todo Território Nacional.

 

O QUE É  E QUAL A DIFERENÇA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TELEATENDIMENTO?

A Inteligência Artificial do SMART HFA consiste em uma avaliação (triagem digital) realizada pelo ROBÔ LAURA (INSTITUTO LAURA FRESSATTO), a partir dos sintomas de saúde informados pelo usuário durante seu acesso ao Sistema. De posse dos sintomas, o Robô Laura compara com dados de protocolo e apresenta um diagnóstico inicial, em seguida fornece uma orientação e sugere o encaminhamento para o teleatendimento do HIAE ou para o atendimento presencial no HFA.

O teleatendimento do SMART HFA é realizado após o encaminhamento feito pelo Robô Laura, a partir da avaliação dos sintomas informados no Sistema e quando há necessidade de avaliação médica. Neste caso, o teleatendimento será uma consulta médica realizada por meio da tela do computador, tablet ou celular (videoconferência) diretamente com um médico do HIAE.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O SMART HFA?

Ao acessar o SMART HFA você:
- não precisará se deslocar desnecessariamente para ser atendido, presencialmente, para casos mais simples;
- contará com atendimento médico, aonde estiver, 24 horas e 7 dias por semana;
- poderá ser acompanhado(a) pelo SMART HFA (ROBÔ LAURA) durante todo o seu atendimento e tratamento;
- obterá orientações de um especialista e fará uma triagem prévia;
- evitará a exposição desnecessária em ambiente hospitalar; e
- permitirá que somente pacientes com maior necessidade procurem o hospital, contribuindo para a eficiência do sistema.

 

QUEM TEM DIREITO AO SMART HFA?

Todos os usuários do HFA (militares, servidores civis e respectivos dependentes) que residem na área de Brasília e entorno.

 

SERÁ COBRADO ALGUM VALOR PELO ATENDIMENTO?

Não, o atendimento será gratuito.

 

O ACESSO AO SMART HFA É SEGURO?

Sim, e para manter a segurança, somente acesse o SMART HFA pelo endereço eletrônico: https://www.hfa.mil.br/, site oficial do HFA. Certifique-se de que acessou a página corretamente, conferindo o endereço eletrônico no seu navegador.

Jamais acesse o SMART HFA por outros links (atalhos). Saiba que o HFA não envia e-mails e mensagens com links (atalhos) para acesso ao SMART HFA.

 

EM CASO DE DÚVIDAS COM QUEM POSSO FALAR?

O HFA implantou o Serviço de Atendimento ao Usuário que estará funcionando de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 7:30 às 12:30 horas, pelo telefone (61) 3966-2200 para a retirada de dúvidas em relação ao SMART HFA. Neste telefone, não será possível efetivar correções de dados no seu cadastro. Para tal, seguir as orientações descritas anteriormente.

O SMART HFA É UMA PLATAFORMA INOVADORA E SERÁ PROGRESSIVAMENTE APERFEIÇOADA!

 

 

 

Fim do conteúdo da página